Anvisa prorroga validade de testes RT-PCR armazenados em SP
AnsaNo entanto, produtos terão que ser testados mensalmente
(Foto: SESI/Vinicius Magalhães)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que prorrogou por mais quatro meses a validade dos cerca de sete milhões de testes RT-PCR, usados para detectar o coronavírus Sars-CoV-2, que estão estocados em um depósito de Guarulhos, em São Paulo.
Em audiência na manhã desta quarta-feira (09), a diretora da Anvisa, Cristiane Gomes, confirmou a informação em sessão da Câmara dos Deputados e destacou que os produtos serão testados a cada mês para verificar a eficácia.
Os testes RT-PCR são considerados o "padrão-ouro" e os mais eficazes em identificar se a pessoa está com o vírus que provoca a Covid-19. No entanto, após denúncia do jornal "O Estado de S.Paulo", o Ministério da Saúde reconheceu que existiam 6,86 milhões de testes com vencimento em dezembro, quase 213 mil com vencimento até fevereiro e 70,8 mil em março.
Com a decisão de hoje, os testes aumentaram sua validade de oito para 12 meses, ou seja, os que vencem em dezembro, serão úteis até abril; os de fevereiro até junho; e os de março com vencimento em julho.
Gomes ressaltou que a aprovação da extensão do prazo foi dada de maneira "excepcional", considerando o atual momento da pandemia no país, que está vendo uma alta no número de contaminados e mortos, e que a fabricante dos itens, a Sigene, tem o certificado de boas práticas da Anvisa. (ANSA).
Veja também!
>>> Pazuello diz que Saúde comprará todas as vacinas aprovadas pela Anvisa
>>> Idosa de 90 anos é 1ª a receber vacina anti-Covid no Reino Unido
>>> Procon-SP encontra diferença de até 173% em listas de material escolar
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube