Yanomami: governo autoriza entrada de barcos para retirada de garimpeiros
Redação RedeTV!A liberação acontece após a descoberta de um garimpo ilegal
(Foto: Leo Otero/Ministério dos Povos indígenas)
O governo federal autorizou o acesso pelos rios para que barqueiros façam a retirada de garimpeiros ilegais da Terra Indígena Yanomami. A medida foi anunciada neste sábado (11) pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.
Antes da liberação, agentes do Ibama, Polícia Federal e Força Nacional atuavam abordando todas as embarcações e apreendendo os equipamentos e as pessoas que estavam a bordo. Agora, com a nova medida, algumas embarcações estão autorizadas e seguir com o trajeto para retirar os equipamentos de forma pacífica
Para ter o acesso liberado, estão autorizados somente barcos com o piloteiro e o proeiro, sem carga carga e que estejam subindo ou descendo o rio para buscar garimpeiros e outras messias.
"É o momento que a gente libera essa saída para que seja de forma pacífica, de forma tranquila, sem agressões e de forma que a gente possa deixar o território livre de vez, devolver a dignidade para o povo Yanomami e preservar a vida dos povos isolados", explicou Sônia Guajajara.
A liberação acontece após a descoberta de um garimpo ilegal a aproximadamente 15 quilômetros de distância de uma comunidade onde vivem indígenas isolados. O local foi destruído neste sábado (11).
Veja também!
>>> Canadá derruba objeto voador não identificado que sobrevoava o país, diz primeiro-ministro
>>> Ibama queima helicóptero e avião de garimpeiros ilegais
>>> CNJ vai apurar atuação da Justiça Federal em terra yanomami
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube