USP suspende aulas de geografia após confirmação do primeiro caso do novo coronavírus na universidade
Redação/RedeTV!Aulas dos demais cursos serão mantidas
(Foto: Reprodução/Instagram)
A Universidade de São Paulo (USP) confirmou na tarde desta quarta-feira (11) o primeiro caso do COVID-19, causado pelo novo coronavírus, dentro da instituição.
Por meio de sua assessoria, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), confirmou para a RedeTV! que se trata de um aluno do curso de geografia, a unidade fica no bairro do Butantã, zona oeste de São Paulo. O estudante, que já estava em quarentena, não teve seu nome nem idade divulgados. A instituição busca saber agora se o aluno tinha presença regular nas aulas e se esteve na universidade nos últimos dias.
Por motivos de segurança, os alunos de geografia foram informados por e-mail sobre a interrupção das aulas, em um primeiro momento, somente hoje, 11 de março. Para os demais cursos, as aulas estão mantidas e não há previsão de cancelamento.
(Foto: Reprodução)
Coronavírus no Brasil
Até o momento, o Ministério da Saúde confirmou 37 casos de infecção pelo novo Coronavírus, mesmos dados divulgados pela pasta na última terça-feira (10). Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou para a baixa letalidade do vírus (cerca de 3,5%).
O ministro também deu algumas recomendações para evitar a proliferação do vírus, como cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.
Pandemia
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanon Ghebreyesus, afirmou também nesta quarta-feira (11) que o mundo vive uma pandemia do novo coronavírus. No planeta, são cerca de 118 mil infecções em 114 países. Segundo Ghebreyesus, a tendência é que o número de casos aumente, assim como os países atingidos e as mortes.
Até o momento, cerca de 4,3 mil casos foram fatais. No Brasil, ainda não houve nenhuma morte pelo COVID-19.
Veja também!
>>> Número de pacientes com coronavírus cresce e chega a 34 no Brasil, diz Ministério
>>> Autoridades do Paraguai mantém prisões de Ronaldinho e de seu irmão
>>> Financiamento coletivo arrecada dinheiro para mãe de menino morto por Suzy Oliveira
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube