15/12/2022 17:12:00 - Atualizado em 15/12/2022 17:59:00

Pilotos e comissários decretam greve nacional a partir de 19 de dezembro

Redação RedeTV!

Paralisação afetará setor aéreo durante alta temporada

(Foto: Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (15), os pilotos e comissários do Sindicato Nacional Dos Aeronautas (SNA) aprovaram a deflagração de uma greve, com início no dia 19 de dezembro de 2022.

Em assembleia, a paralisação foi aprovada, por unanimidade, devido à falta de aumento dos salários e de melhores condições de trabalho. 

O Sindicato afirma que a greve será das 6h às 8h, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. “Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação somente por duas horas, sendo assim todas as decolagens iniciarão após às 8h. No entanto, todos os voos com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas, não serão paralisados,” diz o SNA. 

A paralisação ocorrerá no período de alta temporada, podendo afetar as festividades do final de ano. 

A categoria pede reajuste salarial de 10,9%, contudo, durante as negociações, as companhias aéreas ofertaram o reajuste de 5,9%. O Sindicado afirma que houve aceleração na recuperação do setor, porém, o repasse não foi feito aos trabalhadores. 

“As empresas continuam intransigentes, se recusando a conceder uma remuneração mais digna aos tripulantes, além de propor que pilotos e comissários trabalhem mais horas. Os pilotos e comissários de voo do Brasil contam com a compreensão da sociedade e com o bom senso das companhias aéreas para evitar transtornos,” ressalta o comunicado. 

Recomendado para você

Comentários