"Nuvem de gafanhotos" preocupa produtores rurais do RS
AnsaInsetos estão em solo argentino, mas podem chegar ao Brasil
Os produtores rurais do RS estão preocupados com os possíveis danos que os insetos podem causar às lavouras - (Foto: Divulgação/Governo da província de Córdoba)
Uma nuvem de gafanhotos chegou na Argentina e está a cerca de 250 quilômetros de distância da fronteira do país com o Rio Grande do Sul. Os produtores rurais do estado brasileiro estão preocupados com os possíveis danos que os insetos podem causar às lavouras.
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, os insetos vieram do Paraguai e seguem avançando em solo argentino. O estado de Santa Catarina e a região norte do Uruguai também estão em risco.
#Alerta #Langosta 🦗⚠️#SantaFe
— Senasa Argentina (@SenasaAR) June 18, 2020
Como habíamos pronosticado, la manga de langostas ingresó a la provincia en el día de hoy y luego de desplazarse casi 140 km se asentó en cercanías de la localidad de Lanteri. pic.twitter.com/YHPHSEN8H5
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastacimento afirmou que vem acompanhando o caso. Ainda segundo a pasta, os especialistas da vizinha Argentina disseram que a praga pode seguir para o Uruguai e não chegar ao Brasil.
As províncias argentinas de Santa Fé, Formosa e Chaco foram as mais atingidas pela nuvem. A região é conhecida pela produção de cana-de-açúcar e mandioca.
O governo da Argentina ainda informou que os gafanhotos podem passar por cidades. No entanto, apesar de uma nuvem conter milhares de insetos, eles não causam danos diretos em seres humanos.
Veja também!
>>> Senado aprova texto-base para adiar eleições municipais
>>> Nuvem de gafanhotos invade Argentina e se aproxima da fronteira com o Brasil; vídeo
>>> Trump bloqueia emissão de vistos de trabalho para estrangeiros
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube