Embratur compartilha post de turista que não recomenda o Rio como destino
Redação/RedeTV!Visitante relata ter sido assaltada junto com a família; agência do governo federal, responsável pela promoção do turismo, diz ter sido um "equívoco"
Post compartilhado no Instagram oficial da Embratur não recomenda o Rio como destino turístico - (Foto: Reprodução/Instagram)
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) compartilhou em perfil oficial no Instagram um depoimento de uma turista estrangeira que reclamou da violência no Rio de Janeiro, afirmou ter sido assaltada junto a família e, ainda, diz não recomendar a visita à cidade.
Na mensagem, a internauta diz, em inglês, que o Rio é um lugar "lindo, mas a beleza não era tudo". Eu acabei de passar três dias no Rio com a minha família e nesses três dias: minha família e eu fomos roubados e minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento”, relatou.
“Eu não posso recomendar uma visita à cidade onde eu sinto medo até mesmo de deixar o apartamento. Com esperança, as coisas vão melhorar no futuro e os locais e turistas poderão aproveitar a beleza que o Rio tem para oferecer”, concluiu a turista.
A postagem estava visível até as 10h10 da manhã desta quarta-feira (5), mas não não está mais disponível no Instagram Stories da agênciam do governo federal. Em nota, a Embratur reconheceu que a publicação foi um "equívoco" e que trabalha para a "promoção internacional do turismo" no país.
“A Embratur informa que o compartilhamento citado foi um equívoco. A Agência trabalha para a promoção internacional do turismo e tornar notório para a comunidade internacional a diminuição dos índices de violência, apresentados em 2019”, disse a nota enviada pelo órgão ao Portal RedeTV!.
Em comunicado enviado ao Portal da RedeTV!, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) afirmou que o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Otavio Leite, tomou ciência do fato e entrou em contato com o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, que relatou estar a Embratur, neste instante, apurando junto à Polícia Federal, a suspeita de o aludido post ter sido introduzido (compartilhado) nas redes oficiais por ação de hacker”.
A nota ainda diz que “o secretário irá acompanhar, detalhadamente, o andamento destas apurações. Para Otavio Leite, o Rio de Janeiro vive um novo momento de soerguimento do turismo, com expectativas muito promissoras nessa temporada, com a presença de milhares de turistas nacionais e internacionais”.
Confira a tradução do relato:
“Rio é uma linda cidade, mas só beleza não é suficiente.
Eu passei apenas 3 dias no Rio com a minha família, e nesses 3 dias:
- minha família e eu fomos roubados;
- minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento.
Eu não posso recomendar uma visita a uma cidade onde eu senti medo até de sair do apartamento.
Espero que as coisas melhorem no futuro e que os moradores e turistas possam aproveitar o que o Rio tem a oferecer”.
Embratur reproduz relato de turista roubada no Rio: “Equívoco” - (Foto: Reprodução/GOOGLE STREET VIEW)
Veja também!
>>> Coronavírus: Brasileiros repatriados da China ficarão de quarentena em Goiás
>>> Cedae diz que não sabe origem do detergente em estação de água
>>> Suspeito diz que filha de casal morto e namorada participaram da morte de família em SP
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!