Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus, diz ministério
Redação/RedeTV! com Agência BrasilOutras 33 notificações são investigadas
(Foto: Reprodução)
O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (29) que o Brasil possui nove casos suspeitos de coronavírus. O órgão ainda informou que existem ainda outras 33 notificações.
Um caso é tratado como suspeito se a pessoa esteve na China nos últimos 14 dias e apresentou tosse e febre ao retornar. Neste caso, o paciente é colocado em isolamento e são realizados testes para checar, primeiro, se o que essa pessoa tem é influenza ou outra gripe. Caso os exames não acusem essa possibilidade, é feito o teste para coronavírus.
No momento, apenas o primeiro caso suspeito, da estudante de Minas Gerais, está na etapa de teste para coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, é possível que o resultado do teste seja conhecido na próxima sexta-feira (31).
Atualmente, 6.065 casos de coronavírus foram confirmados em todo mundo, sendo 5.997 somente na China, onde 132 pessoas já morreram. Não houve ainda nenhuma morte em outros países.
A Organização Munidal da Sáude (OMS) mudou o risco internacional de contaminação pelo novo coronavírus e passou a classificá-lo como "elevado". O orgão havia divulgado que a situação "não configura uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII)", mas os relatórios foram atualizados.
"A avaliação da OMS sobre o risco deste evento não mudou desde a última avaliação de risco realizada em 22 de janeiro: muito alto na China, alto no nível regional e alto no nível global", descreveu a ONU. Os mesmo relatórios foram atualizados com uma nota no rodapé: "Erro nos relatórios de situação publicados em 23,24 e 25 de janeiro como publicados originalmente, que resumiram incorretamente o risco de nível global seria moderado".
Contaminação
Autoridades de saúde da China informaram que o número de pessoas diagnosticadas com a pneumonia causada pela nova variante do coronavírus passou de 2.700 casos apenas no país. Segundo as autoridades chinesas, um total de 81 pessoas morreram em decorrência da doença.
A Comissão Nacional de Saúde informou que foram registrados casos da infecção em praticamente todo o país.
Pequim também está tomando outras medidas para restringir a movimentação de pessoas. A partir desta segunda-feira (27), agências de turismo não farão viagens em excursão com destino ao exterior. Serviços de transporte de ônibus de longa distância foram suspensos em diversos locais.
As autoridades de saúde chinesas afirmam que a nova variante do coronavírus sofreu mutações, tornando-se mais contagiosa.
Sobre coronavírus
O Ministério da Saúde divulgou uma cartilha com informações sobre os coronavírus. O documento destaca que "os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais."
Conhecidos por causarem doenças respiratórias não tão agudas, "alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012", afirma o governo.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo também divulgou informações para que a população conheça melhor as doenças que os coronavírus podem transmitir. "Todos os coronavírus são transmitidos de pessoa a pessoa, incluindo os SARS, porém sem transmissão sustentada", avisa a secretaria.
Veja também!
>>> Coronavírus: Brasil tem três casos suspeitos, diz ministério
>>> Brasil teve mais de mil pessoas resgatadas do trabalho escravo em 2019
>>> Alerta Nacional com Sikêra Jr estreia na RedeTV! com recordes de audiência
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!