29/10/2022 19:01:00 - Atualizado em 29/10/2022 20:06:00

Gabigol é decisivo mais uma vez, e Flamengo conquista Tri da América

Gustavo Garcez/Redação RedeTV!

Assim como em 2019, o atacante marcou o gol do título; Rubro-negro venceu o Furacão por 1 a 0

(Foto: Divulgação/Flamengo)

O Flamengo conquistou o tricampeonato da Libertadores neste sábado (29), ao vencer o Athletico-PR por 1 a 0 no Estádio Monumental, em Guayaquil, no Equador. O gol do título, assim como em 2019, foi marcado por Gabigol, que chegou a 29 gols na temporada, sendo o sexto na principal competição do continente.

O primeiro tempo até poderia ter sido definido pelo equilíbrio, já que as duas equipes finalizaram cinco vezes cada. Mas aos 42 minutos, zagueiro Pedro Henrique, que vinha vencendo os duelos contra Pedro, deu uma forte entrada em Ayrton Lucas e foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo.

O técnico do Furacão, Felipão, escolheu esperar a primeira etapa se encerrar para organizar a defesa, mas custou caro. Aos 48 minutos o Flamengo acertou uma jogada que culminou com uma assistência perfeita pelo lado direito de Everton Ribeira para Gabigol, que só teve o trabalho de empurrar a bola para rede do goleiro Bento.

No segundo tempo, quando se esperava uma pressão do Flamengo por ter um homem a mais, pouco foi criado, apesar do número de finalizações ter aumentado.

Antes de 2022, o Flamengo já havia conquistado a Libertadores em 1981 e em 2019. O Athletico-PR, por outro lado, nunca conquistou a competição.

Com o tri da Libertadores, o Rubro-negro se tornou o clube brasileiro com mais títulos acumulados no Século XXI. De 2001 para cá, foram 23 taças levantadas. Além disso, o Flamengo também se junta a São Paulo, Santos, Grêmio e Palmeiras como os únicos brasileiros que já conquistaram o continente em três oportunidades.

O título coroa uma campanha quase perfeita. O Flamengo encerrou a Libertadores com 12 vitórias e um empate em 13 jogos, marcando 33 gols e sofrendo apenas oito. Desde o Corinthians, em 2012, que uma equipe não levava a Libertadores de forma invicta. O atacante Pedro, com 12 gols, terminou a edição deste ano como artilheiro da competição sul-americana.

Recomendado para você

Comentários