Morre o cineasta Manoel de Oliveira aos 106 anos
Publicada:02/04/2015 10:05:00
Redação/RedeTV! com Reuters
Foto: Reuters
O cineasta português Manoel de Oliveira morreu nesta quinta-feira (2), aos 106 anos, em sua casa no Porto, sua cidade natal, no norte de Portugal, após sofrer uma parada cardíaca, informou a produtora responsável pela realização de seus últimos trabalhos.
Na profissão desde 1931, Manoel era o diretor de cinema mais velho em atividade, tendo produzido mais de 60 filmes ao longo de sua carreira. Seu último trabalho, "Chafariz das Virtudes", estreou em dezembro de 2014, no mês em que completou 106 anos.
O diretor é autor de obras como "Francisca", "A Divina Comédia", "Um Filme Falado", "Singularidades de uma Rapariga Loura", "O Estranho Caso de Angélica", "Non, ou a Vã Glória de Mandar".
Um de seus filmes mais conhecidos, "O Convento", de 1995, estrelou Catherine Deneuve e John Malkovich. Oliveira também dirigiu a última aparição da lenda italiana Marcello Mastroianni em "Viagem ao Princípio do Mundo", lançado em 1997.
Também já foi agraciado com um Leão de Ouro em 1985 por "O Sapato de Cetim" e um prêmio do júri de Cannes em 1999 por "A Carta".
Manoel de Oliveira deixa esposa, quatro filhos e vários netos e bisnetos.