Bolsas se popularizaram entre os homens; Stylist Jana Lee ensina como usar as tendências do momento
Publicada:05/10/2021 14:33:00
Redação/RedeTV!
Modelos como pochetes, shoulder bag e tote bags estão conquistando o street style masculino e quebrando o paradigma de que bolsa é coisa de mulher
(Foto: Divulgação)
Carteira, chaves, celular, papéis. Tudo que o homem precisa carregar no cotidiano é colocado nos bolsos das calças, mas esse hábito vem mudando. Isso porque as bolsas, que já foram um tabu entre o público masculino, atualmente vem ganhando mais adeptos.
A stylist Jana Lee explica que o uso da bolsa por homens é uma construção social e também cultural. Partindo desse ponto, o aumento da popularidade das bolsas entre os homens têm, em parte, relação com a geração Z, que possui um apelo a roupas cada vez mais práticas, funcionais, além de estarem mais ativos nas discussões de gênero.
“Começando pelo termo bolsa, esse é o primeiro tabu. Homens costumam não usar esse nome para não associar o item ao feminino. Entretanto, a presença desse item já vem se consolidando há alguns anos, isso porque com o trabalho cada vez mais urbano, os homens começaram a precisar carregar mais coisas, com isso pastas e bolsas envelopes começaram a ganhar mais visibilidade. O que acontece com as novas gerações é que eles têm quebrado as barreiras entre feminino e masculino, possibilitando não apenas usar uma bolsa, mas também transmitir personalidade por meio desse item”, explica a especialista.
Toda essa evolução impacta na indústria da moda, que conforme analisa Jana Lee, é influenciada pelas transformações sociais. “É cada vez mais comum ver marcas usando manequins masculinos para desfilar bolsas. As marcas Fendi e Louis Vuitton, por exemplo, guardam o pioneirismo nessa área. Já citando outra grife mundialmente famosa por ditar tendências, em 2017 a Chanel usou Pharrell Williams como o primeiro garoto propaganda de bolsa da marca, uma forma de mostrar como os homens têm usado o acessório não apenas por funcionalidade, mas para comunicar e se expressar”, analisa.
Assim como no caso das mulheres, o modelo escolhido diz muito sobre a personalidade de quem usa, assim como as formas de combinar o item também geram dúvidas. Com isso a especialista selecionou as três tendências mais forte dessa estação, bem como usá-las:
Shoulder bag
Em alta nas últimas coleções, esse modelo é despojado, sendo usado de forma transversal ao corpo. “Essa é uma bolsa que complementa bem visuais mais básicos, como blusa lisa, calça jeans e tênis. Para dar um toque de estilo, ela pode ser usada como o ponto focal do visual, abrindo possibilidade para brincar com cores e materiais. Por ter uma atmosfera mais descontraída e ser compacta, é o tipo de bolsa que combina bem para ocasiões mais informais”, recomenda Jana Lee.
Tote bag
Modelo amplamente usado e amado por mulheres ao redor do mundo, as tote bag’s — bolsa que é parecida com uma sacola e geralmente possui tamanho de médio a grande — vem ganhando espaço entre as composições masculinas. “Esse modelo combina bem com o trabalho, já que permite carregar uma grande quantidade de objetos e pode ser facilmente encontrado em materiais como o couro e tonalidades neutras”, aponta Jana Lee.
Pochete
Populares na década de 1970 e consagradas em 1980, as pochetes voltaram a dominar as passarelas e as ruas como um toque de irreverência. “Assim como a shoulder bag, as pochetes tendem a ser usadas de forma transversal, cruzando o corpo. Além disso, apesar do histórico, o item não está nada retrô. A dica é investir em modelos mais diferentes, com estampas, visto que esse tipo de bolsa é mais adaptável à moda urbana, por isso usá-lo com roupas formais. Elas garantem estilo até para os estilos mais tradicionais”, diz a stylist.