TV FAMA

Mídia digital

Rafa Valle lança single "Uma e 10", seguindo as tendências que rede social impôs para divulgação de hits

Redação/RedeTV!

Forma de compor mudou com o app que tem ajudado novos artistas a viralizarem  

(Foto: Divulgação)

Quer estourar na mídia digital? Então, faça como o cantor e compositor Rafa Valle: pense com a cabeça do TikTok. Tanto que o lançamento de seu single “Uma e 10”, hoje, à meia-noite, segue as tendências do app queridinho da audiência. “A forma de compor está sendo modificada aos poucos para se adaptar a essa nova realidade. Como o vídeo de até 15 segundos é o mais utilizado, a busca, atualmente, está por um trecho de letra/melodia que seja “coreografável”, ou seja, capaz de ser incorporado a uma trend. Assim, a música que consegue ser mais atrativa para utilização pelos criadores de conteúdo no TikTok tem maiores chances de estourar como hit”, justifica o cantor, que navega pela mistura do pop, rock com a black music

Tudo porque o TikTok tem se mostrado uma plataforma que pode gerar crescimento orgânico para o artista em pouco tempo. “Com o sucesso no TikTok a música quase sempre acaba entrando no Spotify Charts, que é um grande objetivo para os artistas. Quem vem acompanhando o que está acontecendo lá, tem consciência do potencial incrível capaz de alavancar uma carreira, caso a música seja utilizada em uma trend ou em uma coreografia e viralize. É claro que o sucesso da carreira de um artista não irá se resumir a isso, porém pode ser a grande porta de entrada para o “mainstream” ou a mudança para um outro nível de acesso e reconhecimento”, avalia Rafa Valle.

Os desafios para ser “Tiktokeável”

“Só uma vez. Se arrisca pra saber. Me faz um sinal de sim. 1, 2 , 3 e vai valer. Vou te contar. Sentir é o que importa. Não brinca de séria assim. Uma e 10 abre a porta”. Este foi o refrão que Rafa Valle teve que adaptar pensando no TikTok. O artista conta sobre os desafios dessa forma de compor. “Para mim, escrever a letra já pensando na coreografia foi um dos maiores desafios que já vivi na minha carreira como artista e compositor. Ainda mais ter que trabalhar o trecho da letra que será coreografado em apenas 15 segundos, para virar a trend e ser replicada na plataforma. No caso dessa música, passei um bom tempo pensando em como encaixar um refrão “Tiktokeável”, sem desconfigurar o storytelling (script) da música”. Estou confiante que realizei o meu objetivo”.

Confiante de que atingiu seu objetivo, Rafa Vall vê como degraus para o sucesso os desafios impostos pela nova forma multimídia de compor. “O trabalho de composição ficou ainda mais complexo, já que temos que escrever uma canção pensando também como e onde será escutada ou mesmo utilizada por outro criador de conteúdo, mas acredito que seja um dos melhores momentos para nós, artistas. Os desafios de adaptação existem, sim, mas nunca tivemos tantos meios e instrumentos catalisadores para divulgarmos nossas músicas”.

Recomendado para você


Comentários