TV FAMA

Influencer

Profissões da geração Z: youtuber Kainã Oliveira inova e fatura com vídeos de futebol na internet

Redação RedeTV!

Kainã Oliveira, de 22 anos, é o rosto da nova geração de empreendedores: começou aos 17 anos e hoje vive de seu canal no Youtube

(Foto: Reprodução)

Falar de futebol é a paixão de muitas pessoas, incluindo crianças e adolescentes. Ganhar dinheiro com isso é ainda melhor. Foi por esse caminho que enveredou Kainã Oliveira, com 22 anos, criador de um canal esportivo no Youtube, que lhe dá uma renda mensal entre R$5mil e R$10mil. “Sou amante do futebol, torcedor do Palmeiras, trabalho com YouTube e sou empresário, assim me defino. Sempre quis ser jogador de futebol, como a maioria dos brasileiros, mas decidi que ia viver de futebol de outro jeito”, conta o jovem.

Kainã mora em Florianópolis, Santa Catarina, e gere uma equipe de cinco pessoas. Ele já está pensando em outros projetos, um deles voltado a divulgar locais para a prática de esportes em sua cidade. O rapaz começou seu canal aos 17 anos, assim que terminou o Ensino Médio, em 2016, e personifica os empreendedores da geração Z, que são os nascidos entre 1995 e 2010.

A geração é considerada uma expoente no empreendedorismo. Dados de uma pesquisa divulgada em 2020 pelo Gallup Student revelaram que 40% dos alunos norte-americanos entre o 5º ano do ensino fundamental e o último ano do ensino médio afirmaram que queriam ser empreendedores.

A pesquisa ainda mostrou características destes novos empresários: começam cada vez mais cedo, muitos ainda em idade escolar, como Kainã; têm um pensamento colaborativo, são disruptivos e se adaptam com facilidade a diferentes realidades. Kainã teve a ideia de criar seu canal ao conhecer um canal russo que já tinha 1 milhão de inscritos.

A partir disso, se adaptou à realidade brasileira. Seu conteúdo oferece a síntese de jogos de futebol, um resumo com os melhores momentos para quem não pode assistir à partida ou para os fãs que gostam de rever os lances. Ainda são realizadas algumas lives para discutir assuntos ligados ao universo do esporte, mas o carro-chefe são os resumos.

Durante a pandemia, ele se adaptou à interrupção dos campeonatos exibindo jogos históricos, o que lhe garantiu audiência e engajamento, ou seja, não perdeu o movimento dos anúncios. Kainã afirma já ter feito conquistas individuais e para sua família com a renda obtida. Para ele, a sua receita é simples: entregar o que o público precisa. “Nos dias de hoje, nada melhor que a informação na palma da mão do público, que muitas vezes não tem tempo para assistir ao jogo ao vivo. Nós entregamos o resumo na mão do torcedor”.



Recomendado para você


Comentários