Caso Matteus Alegrete: Faculdade exigiu autodeclaração assinada por candidato
Publicada:18/06/2024 16:23:00
Redação RedeTV!
Pego na mentira? Ex-BBB afirmou que outra pessoa selecionou modalidade errada
(Foto: Reprodução/TV Globo)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), onde Matteus Amaral se inscreveu para curso de Engenharia Agrícola exige que o documento de autodeclaração racial seja assinado pelo candidato. No entanto, o ex-BBB afirmou que outra pessoa selecionou a modalidade por engano. A informação foi confirmada nesta terça-feira (18), pelo Extra.
"Como pode ser constatado no edital e no Manual do Candidato daquele ano, a inscrição naquela cota exigia uma autodeclaração étnico-racial, preenchida e assinada, de que é preto, pardo ou indígena", informou a assessoria da instituição.
O documento ainda deixa claro ao candidato que em caso de falsidade ideológica, o estudante ficará sujeito às sanções prescritas no Código Penal. A instituição afirma que investiga o caso atentamente em procedimento interno.
No último sábado (15), o ex-BBB falou sobre o ocorrido em um evento público em Porto Alegre. Esta foi sua primeira aparição pública depois da polêmica.
"Confesso que não é fácil lidar com tudo isso que estou vivendo. Teve agora, por último, os acontecimentos, que foram coisas que as pessoas com maldade querendo fazer... Enfim, quero agradecer do fundo do coração tudo que estou vivendo", falou o gaúcho em vídeo que circula nas redes sociais.
A RedeTV! procurou Matteus Amaral para falar sobre o assunto, mas não conseguimos localizar a sua defesa até o fim do desenvolvimento desta matéria. O espaço segue aberto para seu posicionamento.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para acessar nosso canal de Entretenimento no WhatsApp