Caso Filó: influenciador ficará com capivara após multa do Ibama
Publicada:21/04/2023 17:37:00
Redação RedeTV!
O instituto alerta que animal silvestre não é pet
(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)
Nesta semana, o caso da capivara Filó ganhou destaca após o Instituto Brasileiro do Meio ambiente dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multar o tiktoker Agenor Tupinambá por mostrar sua rotina com o animal.
Na decisão, o Ibama autuou o jovem em R$ 17 mil por quatro motivos, entre eles, a exploração da imagem de animal silvestre. “A divulgação de imagens do uso de animais selvagens como animais domésticos estimula a vontade de as pessoas retirarem esses animais do seu habitat e, principalmente, incentiva o tráfico de animais silvestres”. Além da multa, filó seria retirada da propriedade de Agenor e levada para um local de cuidado animal.
Com tudo, após toda a repercussão, o instituto voltou atrás e retirou a queixa contra Agenor. O fato é que o caso chamou a atenção e viralizou. Coma repercussão, o Ibama se pronunciou alertando que animal silvestre não é pet.
Além de crime ambiental, conviver com animais selvagens como a capivara pode trazer risco para o ser humano, devido à transmissão de doenças como a febre maculosa. Em 2019, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado falando do carrapato-estrela, muito recorrente em capivaras, já que são o principal hospedeiro.
No seu perfil no Instagram, o tiktoker se pronunciou e lamentou o ocorrido.
Ver essa foto no Instagram
Veja outros conteúdos...
>>> Influenciadora reclama de pensão de R$ 15 mil: "Não dá para as contas básicas"
>>> Maiara e Maraisa são acusadas de plagiar música
>>> Virginia Fonseca presenteia Zé Felipe com jatinho
Inscreva-se no nosso canal 'RedeTV Entretenimento' no Youtube: