Capivara Filó retorna para casa após decisão da Justiça
Publicada:01/05/2023 13:27:00
Tatiana Fernandes/Redação RedeTV!
Juiz concede guarda provisória ao fazendeiro Agenor Tupinambá
(Foto: Reprodução / Instagram)
Uma liminar da Justiça Federal determinou que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) entregasse a capivara “Filó” ao fazendeiro Agenor Tupinambá neste final de semana. Ele terá a guarda provisória do animal até que ela possa ser reinserida na natureza, em uma unidade de conservação e proteção e com outros animais da sua espécie.
A decisão foi proferida pelo juiz Márcio André Lopes Cavalcante que sinalizou na ação que “Filó vive em perfeita e respeitosa simbiose com a floresta”. O juiz escreveu ainda que não há muros que separam a casa do fazendeiro da floresta, de modo que não é a Filó que mora na casa do Agenor, mas ele quem vive na natureza como milhares de ribeirinhos.
A retirada da “Filó” da sede do Ibama em Manaus foi acompanhada pela deputada estadual Joana Darc, do União Brasil-AM, que acusou a autarquia de dificultar o “resgate” do animal.
Em nota, o Ibama repudiou a “intimidação” que, segundo o órgão, foi praticada contra funcionários do instituto que atuaram no resgate da capivara. A autarquia afirmou que as ações se tratam de uma “clara tentativa de deslegitimar a atuação do instituto no cumprimento da legislação ambiental”.
Nas redes sociais, vídeo do fazendeiro e da deputada Joana Darc comemorando a decisão da justiça soma mais de 4 milhões de visualizações e mais de setenta mil comentários. A maioria desses comentários parabeniza a decisão de devolver “Filó” para os cuidados de Tupinambá. “Eu queria agradecer cada um de vocês pelo apoio a essa luta. O amor venceu”, declara Agenor Tupinambá.
View this post on Instagram
Veja outros conteúdos...
>>> Vídeo: Amanda e Cara de Sapato se reencontram fora do confinamento
>>> Ivan Moré desabafa após ser assaltado à mão armada pela terceira vez em SP
>>> Sósia de Kim Kardashian, Christina Ashten Gourkani morre após cirurgia plástica
Inscreva-se no nosso canal 'RedeTV Entretenimento' no Youtube: