Dicas para quem quer empreender no mercado de estética, que cresceu 527% em cinco anos no Brasil
Publicada:21/03/2022 15:11:00
O Dr. Willian Ortega, cirurgião-dentista, especialista em harmonização facial e empresário, destaca pontos importantes para quem quer começar a empreender nesse segmento
(Foto: Divulgação)
O mercado de estética é um dos mais promissores do mundo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), de 2014 a 2019 o setor teve um crescimento de 527%, só no Brasil. E nem a pandemia e a paralisação das atividades cotidianas conseguiram parar esse segmento, a estimativa é de que haverá uma expansão ainda mais significativa nos próximos anos.
Mas, com números expressivos e um setor que cresce a ritmo acelerado, muitos profissionais ainda não sabem como começar a trilhar um caminho próspero no mercado. O Dr. Willian Ortega, que tem uma carreira consolidada, considerado uma referência na área de harmonização facial, destaca os maiores desafios que enfrentou após a sua formação acadêmica: “A maior dificuldade de um recém-formado é ter o direcionamento para onde deve seguir em sua carreira e como fazer tudo acontecer, pois, na faculdade, aprendemos a ser muito técnicos e não aprendemos a ser empresários."
Dr. Willian enfatiza que para conquistar uma carreira promissora como empresário é preciso muito conhecimento, esforço e versatilidade: “Hoje em dia, para você ter uma clínica de sucesso, é preciso ser empresário, videomarker, modelo, influenciador, precisa ter carisma e até ser um tanto psicólogo, em algumas situações. “
Dicas para quem quer empreender no setor de saúde e estética
Para conseguir êxito em seu empreendimento, primeiramente, é preciso que o trabalho seja bem executado, explica o Dr. Willian “Hoje, entregar um resultado bem feito e satisfatório para os pacientes é o mínimo que um profissional de estética precisa fazer. Então, ao chegar a uma clínica, o cliente espera sair satisfeito com a realização de seus procedimentos, como um preenchimento harmônico e um tratamento de botox bem executado, por exemplo".
“Portanto, o empresário que quer iniciar no setor de estética, precisa dedicar-se para desenvolver múltiplas habilidades, para se posicionar melhor no mercado e obter o reconhecimento de seu trabalho”, destaca Willian. Ele ainda ressalta a importância de se construir uma imagem através das mídias sociais “Estamos na era da mídia digital, então, é essencial entender mais desse universo para conquistar um poder de alcance ainda maior para seu trabalho”.
Na área de estética, a exigência por um atendimento de qualidade é ainda maior “As pessoas são ainda mais exigentes com a experiência que elas podem viver dentro de uma clínica de estética. Então, é preciso estar preparado para oferecer um momento único na vida daquele paciente. É preciso ter uma equipe bem preparada, alinhada, bem-vestida e que tenha uma comunicação clara e coesa para atender e acolher a todos”, observa.
Para Willian, o empreendedorismo é parte importante de sua vida. Ao longo de sua trajetória, ele já acumula 195 mil seguidores só no Instagram, é presidente do Instituto Willian Ortega, diretor da Academia da Face e da maior plataforma de cursos de harmonização facial do Brasil, a Facial Academy. Agora, sua nova empreitada é abrir franquias Brasil a fora, dando oportunidades para outras pessoas ingressarem no mundo do empreendedorismo.
“Eu sempre falo que sou um empresário nato, então, o empreendedorismo corre em minhas veias. Por esse motivo, tenho empreendimentos fora da odontologia. No momento que abri outros empreendimentos, eu já estava muito consolidado em minha área de atuação e já não enfrentava mais dificuldades no mercado de trabalho” explica.
E, Willian, com seus dotes para o empreendedorismo, resolveu apostar em outro segmento de atuação: “Sou um apaixonado por café. Em todas as viagens que faço, eu busco conhecer cafeterias. Por causa disso, resolvi montar uma cafeteria em minha cidade (Cascavel, Paraná), onde percebi que havia uma oportunidade de mercado muito promissora na região. Agora, ofereço um serviço com um café de qualidade, do jeito que gosto, e ainda consigo contribuir com a economia local oferecendo uma experiência diferenciada”.
O mercado de estética e beleza é realmente uma boa aposta para empreender?
Para Willian, empreender no mercado de beleza e estética, pode ser uma aposta certeira, para quem quer começar a despontar no mundo dos empresários “ A procura por procedimentos estéticos é uma realidade cada vez mais presente na vida das pessoas. E em nossa vida, procuramos por coisas belas, quase que inconscientemente, por isso, existe a preocupação com cuidados pessoais como apresentação, com a vestimenta e, claro, cuidados com a nossa aparência física”.
“O mercado da estética tem crescido muito, colocando o Brasil em 1º lugar em consumo de estética no ranking mundial, e as técnicas para os procedimentos estão cada vez mais aprimoradas e tecnológicas, aumentando assim as demandas dentro do próprio setor” firma, Willian.
Sendo assim, empreender no mercado de estética pode ser uma ótima aposta “a vantagem de empreender na área de estética, é que é um mercado promissor, que vem crescendo cada vez mais. Hoje, enxergando de uma forma mais empresarial, os tratamentos realizados na clínica geram uma demanda de recorrência, ou seja, o paciente que começar um procedimento em sua clínica e gostar da experiência, com certeza, voltará para realizar a manutenção” explica, Willian. Além disso, as possibilidades de expansão do negócio são cada vez maiores:
“As visitas das pacientes serão recorrentes, em um espaço de tempo de alguns meses, mas nesse período, você terá por garantido o atendimento de uma paciente antiga e das possibilidades de aparecer mais clientes novas. Ou seja, pode chegar a um ponto de progressão que será necessário expandir o seu empreendimento com a contratação de novos profissionais, etc”, conclui.