02/06/2023 21:39:00

Sorvete pode ajudar no tratamento de sintomas gripais?

Ana Martins/ Redação RedeTV!

Tratamento virou debate após médico em Osasco prescrever sorvete de chocolate e jogo para uma criança 

(Foto: Pixabay)

Nesta semana, o caso do médico de Osasco que receitou sorvete de chocolate e Free Fire para um paciente com sintomas gripas ganhou repercussão na web. 

A polêmica acende o debate: sugestões alternativas de tratamento podem ser orientadas pelos profissionais da saúde?

Segundo o médico clínico geral e especialista em medicina interativa, Roberto Debski, orientações além da medicação, podem ser feitas, porém, fora da receita médica. “Um médico pode sim e muitas vezes deveria orientar não como uma prescrição no receituário, mas talvez como uma indicação, uma anotação, orientar seus pacientes para um estilo de vida saudável, para medidas que façam sentir-se melhor”, explicou o especialista. 

No caso de crianças, como o que ocorreu na UPA de Osasco, Debski acredita que tratamentos alternativos são formas de humanizar o atendimento. “Orientá-la para um alimento mais agradável, mas sempre dentro do saudável. Isso faz parte de um atendimento humanizado também. Claro que isso vem em conjunto com um bom atendimento médico, com um exame físico adequada, com tudo aquilo que deve ser feito numa consulta”, completou. 

O especialista ainda ressalta que receitar sorvete para o tratamento de sintomas gripais não tem comprovação científica. “Não há nenhuma comprovação que o sorvete tenha algum efeito benéfico para o tratamento de gripes e resfriados. Por vezes, alimentos e bebidas muito geladas podem piorar os sintomas da gripe, mas talvez não uma evolução do quadro clínico.”

O médico destaca que a alimentação saudável é fundamental para qualquer tipo de tratamento, em casos de gripes e resfriados, onde a resistência foi afetada, os pacientes devem ter uma boa alimentação em paralelo ao tratamento com medicamentos. 

Relembre o caso 

Em Osasco, São Paulo, o médico Marcos Wesley Silva foi demitido após prescrever sorvete de chocolate e jogo de Free Fire a uma criança de nove anos. 

Após a demissão, a prefeitura de Osasco voltou atrás e readmitiu o profissional por entender que a receita foi uma forma de humanizar o atendimento. “Na receita há a prescrição de toda a medicação necessária ao paciente. Quando ele coloca o sorvete e o jogo, ele quis humanizar o atendimento”, disse o prefeito Rogério Lins. 

Veja também:

>>> Boulos diz buscar diálogo com quem pensa diferente

>>> Vídeo: Joe Biden cai durante cerimônia de formatura

>>> Dólar volta a R$ 5 com divulgação do PIB e acordo nos Estados Unidos

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube:

Recomendado para você

Comentários