19/10/2023 20:01:00 - Atualizado em 19/10/2023 20:02:00

Gravidez após os 40: entenda os cuidados de uma gestação tardia

Gabriela Morais com supervisão de Ana Martins/ RedeTV!

Fernanda Paes Leme e outras famosas tiveram gestação após os 40  

(Foto: Reprodução/ Redes sociais)

A atriz Fernanda Paes Leme, de 40 anos, anunciou nas redes sociais que está grávida do seu primeiro filho com o empresário Victor Sampaio.

Situação cada vez mais comum atualmente, a gestação tardia é classificado por especialistas quando ocorre na faixa etária dos 40 anos. Além de Fernanda, outras celebridades também se tornaram mães após os 40, como Fabiola Nascimento, Viviane Araújo e Claudia Raia. 

Mudanças sociais importantes como aumento da expectativa de vida, presença maior das mulheres no mercado de trabalho, métodos contraceptivos mais eficazes, maior planejamento e espera por estabilidade financeira, podem ser alguns dos fatores para a espera em se tornar mãe. 

 O ginecologista e obstetra membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), Geraldo Caldeira,  explica que após os 40 anos, há 50% de chance de alteração genética nos óvulos e abortos espontâneos. O especialista ainda aponta que principais riscos de uma gestação mais tarde, pode causar maior risco de diabete gestacional, pressão alta e parto prematuro.

No caso de Fernanda, esta é a segunda gravidez, já que ela revelou neste ano que sofreu um aborto espontâneo no fim do ano de 2021. O obstetra destaca que após abortos, muitas mulheres tem a preocupação de sofrer mais uma perda, no entanto, não há contraindicações. “As chances de engravidar após o aborto são as mesmas”

O obstetra destaca que mulheres com gravidez tardia devem realizar o controle clínico, com um pré-natal bem feito, controlando o peso e a alimentação, para evitar os riscos de diabete e pressão alta.

O especialista deixa uma dica para quem pretendem engravidar nesta faixa etária. “O ideal é que deixe os óvulos congelados. Quanto mais cedo a paciente congelar óvulos, maior é a quantidade e a qualidade dos óvulos. O ideal é que se aos 35 anos a paciente não sabe quando vai engravidar, é melhor que congele.”

Veja também!

Israel permite entrada de ajuda humanitária em Gaza pelo Egito

- Governo do Brasil condena ataque a hospital em Gaza

Neymar rompe ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários