Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!
A pandemia de Covid-19 chegou à América Latina há mais de um mês e está devastando o Equador. A situação na cidade de Guayaquil é caótica após o colapso no setor funerário.
As cenas e os relatos são dolorosos. Cadáveres abandonados na cidade mais populosa do país durante horas, às vezes dias.
Em uma rede social, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos disse observar "com profunda consternação as dificuldades relatadas em Guayaquil para trasladar, cremar e sepultar os corpos de mortos pela pandemia da Covid-19. E lembrou aos Estados que "o cuidado dos restos mortais das pessoas é uma forma de cumprir com o direito à dignidade humana".
Segundo as autoridades equatorianas, o número de corpos recolhidos diariamente na cidade saltou de 30 para 150. Guayaquil é a capital da província mais afetada pela Covid-19 no Equador, país com o maior número de mortes na América Latina depois do Brasil. Já são mais de 3300 casos e 145 falecidos, de acordo com números oficiais, que segundo o presidente Lenín Moreno, são menores do que na realidade.
Publicada: 03/04/2020