RedeTV! News

VOLTAR

Irã diz que derrubou avião ucraniano que matou 176 pessoas por engano

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui

O Irã admitiu neste sábado (11) que cometeu um erro e atingiu o avião ucraniano com um míssil, provocando a morte de 176 passageiros. O reconhecimento da culpa veio pelo Twitter do presidente Hassan Rouhani.

Na rede social, Rouhani afirmou que "a investigação interna das forças armadas concluiu que, lamentavelmente, os mísseis disparados devido a erro humano causaram o terrível acidente do avião ucraniano e a morte de 176 pessoas inocentes". Ele concluiu o texto classificando a falha como um "erro imperdoável".

Em anúncio transmitido em rede nacional pela televisão estatal iraniana, o presidente do país lamentou o ocorrido, ofereceu condolências às nações, governos e famílias das vítimas. O comunicado explicou ainda que, por causa da tensão com os Estados Unidos depois do assassinato do general iraniano Qassen Soleimani, as forças armadas de Teerã operavam no mais alto nível de prontidão, quando cometeram o erro de abater o avião equivocadamente.

O supremo líder do Irã, Ali Khamenei, ordenou que os militares investiguem as falhas para não cometer possíveis erros no futuro. A Guarda Revolucionária do país assumiu a responsabilidade total pelo acidente e revelou que o operador do sistema de defesa confundiu o avião com um míssil de cruzeiro.



Publicada: 11/01/2020

Comentários