Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!
A música brasileira está de luto. Morreu neste sábado (6), no Rio de Janeiro, João Gilberto, o pai da Bossa Nova.
O cantor e compositor morreu à tarde no apartamento onde morava, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro, ao lado da esposa Maria do Céu, de uma cuidadora e um amigo da família. Aos 88 anos, ele tinha a saúde frágil e ficou ainda mais debilitado após a morte da ex-mulher Miúcha, em dezembro. A neta do compositor Vinícius de Moraes, Mariana de Moraes, chegou ao apartamento logo depois da morte. Ela foi a pedido da filha dele, Bebel Gilberto, que está nos EUA a trabalho.
João Gilberto vivia recluso em casa e recebia poucas pessoas. Por causa dos problemas de saúde e financeiros, foi interditado judicialmente pela filha Bebel Gilberto, que passou a administrar os bens do pai. No ano passado a Justiça chegou a autorizar o arrombamento do imóvel para verificar o estado de saúde de João Gilberto e para que ele fosse citado formalmente no processo de interdição.
Por causa disso os filhos Bebel e João Marcelo travaram uma disputa familiar. Era Bebel Gilberto quem administrava a conta em que o cantor recebia os direitos autorais. Em uma rede social o filho João Marcelo publicou: "O meu pai já faleceu. A sua luta foi nobre, ele tentou manter a dignidade à luz de perder a sua soberania". Na página da neta Sofia, administrada pela família, ela publicou: "Meu vovô foi o vovô mais amoroso e carinhoso que eu podia ter tido".
Publicada: 06/07/2019