Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!
A nuvem de gafanhotos, que continua na América do Sul, voltou a se aproximar do Brasil e do Uruguai nos últimos dias. A alta temperatura do último fim de semana na região Sul do nosso país favoreceu o deslocamento dos insetos, que se aproximam cada vez mais.
A nuvem, que entrou na Argentina em maio, retomou o deslocamento para o sul com o calor do fim de semana. Nesta quarta-feira (22), os gafanhotos se movimentaram 10 km na província de Entre Ríos e estão a cerca de 100 km da cidade de Barra do Quaraí no Rio Grande do Sul, e a 20 km do Uruguai.
A Argentina diz ter conseguido reduzir um pouco a nuvem de gafanhotos realizando controles aéreos e terrestres. Uma nova operação estava prevista para esta quarta-feira, mas foi adiada por más condições climáticas.
Além da nuvem que está perto do Brasil, outra nuvem de gafanhotos entrou pelo Paraguai no norte argentino e se deslocou rapidamente nos últimos dias. A expectativa é que os insetos sigam para a direção contrária ao Brasil, mas isso vai depender dos ventos e das temperaturas.
Publicada: 22/07/2020