Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!
Mesmo depois de todo esforço pra limpar as praias do nordeste, a situação ainda é preocupante. De cada dez locais atingidos pelo óleo, três voltam a apresentar pontos de poluição.
Dados do Ibama apontam que o óleo já poluiu 283 localidades de 98 municípios do Nordeste. Depois de limpas, um terço dessas áreas voltou a ser atingida. As manchas de petróleo já chegaram às praias de Trancoso e Arraial D´Ajuda, áreas turísticas de Porto Seguro, na Bahia. O Arquipélago de Abrolhos, um santuário da vida marinha, também está ameaçado. Em Pernambuco, o produto invadiu novamente a costa do município do Paulista, no litoral norte.
Nesta sexta-feira (01), o Governador Paulo Câmara, do PSB, se reuniu com nove cônsules, com o objetivo de apresentar tudo o que o Estado tem feito para conter as manchas.
Além do desastre ambiental, a situação continua bastante complicada para os pescadores. Dos quase 10 mil que trabalham em Pernambuco, apenas 400 vão ter direito ao seguro defeso. São aqueles que fazem a pesca da lagosta e são cadastrados em Colônias de Pescadores.
Publicada: 01/11/2019