Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!
Um homem negro de 40 anos foi espancado e morto por um segurança e um policial militar em um supermercado de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na noite desta quinta-feira (19), às vésperas do feriado da Consciência Negra. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a agressão, ocorrida no estacionamento do supermercado na zona norte da cidade.
De acordo com informações preliminares da Brigada Militar, o homem - identificado como João Alberto Silveira Freitas e conhecido como "Beto" -, teria discutido com a caixa do estabelecimento e ameaçado agredi-la. Ele foi levado pelo segurança da loja até o estacionamento, no andar inferior. Um cliente, policial militar temporário, acompanhou o deslocamento ao lado de uma funcionária do mercado.
No decorrer do percurso, Freitas teria desferido um soco contra o PM, segundo afirmou a funcionária em depoimento à polícia. O tumulto teria começado logo na sequência. Nas imagens (veja acima e abaixo), os dois agrediram Beto na tentativa de contê-lo. O PM e o segurança chegaram a subir em cima do corpo dele, colocando a perna no pescoço e no tórax.
Vídeos que mostram a agressão e a tentativa de socorristas de salvarem o homem circulam nas redes sociais desde a noite desta ontem. Na gravação, a vítima recebe de um dos homens vários socos na região do rosto, enquanto o outro tenta segurá-lo. Uma mulher que estava usando proteção facial é vista perto deles, assistindo às agressões.
Publicada: 20/11/2020