Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!
Uma exposição no Rio de Janeiro conta um pouco da história dos primeiros brasileiros. Objetos e pinturas ajudam a entender detalhes da vida indígena em diferentes momentos da formação do Brasil.
Pinturas que retratam a visão que o homem branco tinha do índio. Jean Baptiste Debret pintou como os primeiros brasileiros eram vistos no século 19. Já a primeira missa no Brasil de Victor Meirelles, pintada em 1860, retrata como teria sido a fundação do Brasil. As obras vieram da academia imperial de Dom Pedro II e pertencem ao Museu Nacional, destruído pelo incêndio no ano passado. O acervo se salvou porque estava exposto em Brasília. Mais de 120 povos indígenas de Minas Gerais, Espírito Santo e do nordeste doaram peças que ajudam a contar a história dos primeiros brasileiros.
A exposição já dura 13 anos e foi vista por mais de 250 mil pessoas em oito cidades. E para provar que a cultura indígenas resistiu, painéis com fotos atuais mostram que os primeiros brasileiros não foram esquecidos.
Trechos de depoimentos de lideranças indígenas também fazem parte da exposição. É impossível mudar o que passou, mas a história pode ser recontada e a memória preservada. A mostra fica no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro até abril de 2020. E é de graça.
Publicada: 14/12/2019