Relatório da CPI de Brumadinho pede indiciamento de nomes da cúpula da Vale
Redação/RedeTV!Rompimento de barragem deixou 270 mortos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realiza a leitura e votação do relatório final nesta quinta-feira (12). O documento foi aprovado por unanimidade será encaminhado à Mesa da Assembleia e publicado na próxima semana.
Durante a leitura, o relator André Quintão (PT) considerou que “houve ‘cegueira deliberada’ da Vale e de alguns funcionários e colaboradores da empresa em relação ao rompimento da barragem” e pediu o indiciamento de nomes da cúpula da empresa.
Em entrevista coletiva após a divulgação da votação, Quintão disse que a empresa "priorizou o lucro, não a vida humana". Portanto, para ele, a empresa deve custear as ações. "Teremos grupo de trabalho para acompanhar cada recomendação do relatório final", acrescentou.
Após contextualizar os crimes praticados na ocasião do rompimento da barragem e especificar as ações de reparações humanas, sociais e ambientais a serem feitas, o relatório a ser aprovado tem mais de 300 páginas e apresenta mais de 110 recomendações a Poderes, órgãos e entidades.
Entre as recomendações estão acompanhamento sistemático dos desdobramentos do trabalho, priorização de PL sobre atingidos por barragens, e busca de corpos ainda não localizados.
O rompimento da Barragem B1, da Vale, matou 270 pessoas em janeiro deste ano em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Veja também!
>>> Lava Jato: TRF4 aumenta pena de ex-diretor da Petrobras
>>> No Twitter, Bolsonaro descarta recriação da CPMF e aumento de tributos
Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!