Relator da reforma da Previdência quer transição mais rápida para mulheres
Redação/RedeTV!O relator da reforma da Previdência na comissão especial, deputado Arthur Maia (PPS-BA), afirmou nesta quarta-feira (19) que quer regra de transição mais rápida para as mulheres do que para os homens.
Segundo a nova proposta, as mulheres, atingirão a idade mínima permanente de 62 anos em 18 anos, em 2036, enquanto que os homens alcançarão o teto de 65 anos em 20 anos, em 2038.
Na terça (18), Arthur Maia declarou que as mudanças feitas no texto conseguiram conciliar os interesses do governo e da população. "Temos absoluta convicção de que conseguimos conciliar, de um lado, os interesses do governo, que pretende construir uma estabilidade fiscal duradoura, e, ao mesmo tempo, conciliamos essa proposta com o desejo do povo brasileiro, que tem como expectativa fundamental na sua vida o direito à aposentadorias", disse após a apresentação do relatório da reforma a deputados e senadores da base aliada do governo.
A mudança da idade mínima para aposentadoria de mulheres de 65 para 62 anos é considerada uma das principais alterações feitas pelo relator em relação ao texto original da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016.