Publicada MP de flexibilização trabalhista para enfrentamento da crise
Agência BrasilMedida Provisória foi assinada pelo presidente Bolsonaro
(Foto: Agência Brasil)
O Diário Oficial da União nesta quarta-feira (28) publicou a Medida Provisória nº 1.046/2021 que estabelece flexibilizações temporárias na legislação trabalhista, que poderão ser adotadas pelos empregadores por até 120 dias. O objetivo do governo é promover a preservação do emprego, a sustentabilidade do mercado de trabalho e o enfrentamento das consequências econômicas decorrentes da pandemia de covid-19.
A medida foi assinada na terça-feira (27) pelo presidente Jair Bolsonaro, ocasião em que também anunciou a retomada do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego (BEm) que permite a empresas a realização de acordos para redução de jornada e salário de funcionários ou a suspensão dos contratos de trabalho. Por meio da edição da MP nº 1.045/2021, o BEm também entra em vigor de forma imediata e terá duração inicial de 120 dias.
No caso da MP nº 1.046/2021, foram flexibilizadas regras sobre teletrabalho, antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas, aproveitamento e a antecipação de feriados, banco de horas, suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho e adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Veja também!
>>>CPTM e Metrô passam a comercializar somente bilhete com QR Code em SP
>>>STF determina fixação de benefício de renda mínima
>>>Guardas municipais do Rio de Janeiro são vacinados
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube