Previdência já tem votos para ser aprovada no Senado, diz jornal
Redação/RedeTV! com Agência BrasilCronograma prevê aprovação entre 20 e 30 de setembro
Aprovada na Câmara dos Deputados, a reforma da Previdência já tem os votos necessários para avançar também no plenário do Senado Federal. A informação foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que fez um levantamento com os parlamentares.
Conforme dados do "Placar da Previdência", a proposta já conta com 53 votos favoráveis. O mínimo para a aprovação é 49 votos em dois turnos.
O texto, que passou por duas comissões na Câmara antes de ir a Plenário, só precisa passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Caso o cronograma previsto seja cumprido, a reforma deverá ser aprovada em segundo turno entre 20 e 30 de setembro.
Diferentemente da Câmara, onde a CCJ analisa a admissibilidade (legalidade) da proposta, e a comissão especial discute o mérito, a CCJ do Senado, que tem 27 parlamentares, analisará os dois critérios. Isso ocorre porque o Regimento do Senado não faz distinção entre admissibilidade e mérito.
A comissão tem 30 dias para votar o texto. Nomeado relator da proposta, o senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE) prometeu entregar o parecer em três semanas. Em seguida, começa o prazo de vista coletiva, em que os integrantes da CCJ têm uma semana para estudar o relatório. Somente depois de cumpridas essas etapas, a comissão vota o texto.
Veja também!
>>> Brasil deve retomar grau de investimento em breve, diz ministro
>>> Mãe é presa em flagrante após torturar bebê de 9 meses
>>> Decreto regula serviço de patinetes compartilhados em São Paulo
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube