Presidente Jair Bolsonaro viaja para Petrópolis em ação do governo federal
Redação RedeTV!Bolsonaro sobrevoou a região na manhã desta sexta-feira (18)
(Foto: Agência Brasil)
O presidente Jair Bolsonaro está na cidade de Petrópolis nesta sexta-feira (18) para visitar as regiões afetadas pelas chuvas que mataram ao menos 123 pessoas na terça-feira (15). Até o momento, foram feitos 116 registros de desaparecimento, segundo a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro.
De acordo com a agenda presidencial, Bolsonaro sobrevoou a área na manhã desta sexta. Em seguida, o presidente participou de uma reunião de trabalho sobre as medidas emergências do governo e realizou uma coletiva de imprensa.
"Vi uma intensa destruição. É uma imagem de guerra, lamentável. Tivemos uma perfeita noção da gravidade do que aconteceu aqui em Petrópolis", disse o presidente.
"Essa catástrofe é grande, levando-se em conta o número de mortos. A gente lamenta e pede a Deus que conforte todos os familiares. Somos solidários a todos os nossos irmãos e tudo faremos para minorar o sofrimento do povo da região", acrescentou Bolsonaro.
Assista à íntegra da coletiva:
Segundo o governo federal, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu situação de calamidade no município, a medida é importante para que a cidade possa receber recursos da Defesa Civil Nacional. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e equipes da Força Nacional do SUS também estão na cidade para prestar assistência à população.
Além disso, o Ministério da Defesa autorizou atuação das Forças Armadas em apoio à Defesa Civil na Região Serrana do Rio de Janeiro. A Receita Federal doou 12 toneladas de roupas para a Prefeitura de Petrópolis (RJ) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres monitora a situação das rodovias.
Ainda de acordo com o governo, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou a prorrogação, por 180 dias, do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas cidades de Petrópolis e Alegre, no Espírito Santo, que também sofreu com as chuvas recentes. O Confaz também autorizou a isenção do imposto para a aquisição de equipamentos efetuada pelas empresas dessas cidades para atender às necessidades da população e contribuir para a preservação da atividade econômica local.
Veja também!
>>> Presidente Jair Bolsonaro viaja para Petrópolis em ação do governo federal
>>> Governo autoriza repasse de R$ 2,33 milhões para ações da Defesa Civil em Petrópolis
>>> Petrópolis: sobe número de mortos após temporal de terça
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube