Ministro diz que governo apoiará CPMI dos atos golpistas
Redação RedeTV!Afirmação acontece um dia após a demissão do general Gonçalves Dias do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais, afirmou nesta quinta-feira (20) que o governo Lula apoiará a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro.
A proposta foi feita por parlamentares da oposição e o anúncio do apoio acontece um dia após o general Gonçalves Dias, então responsável pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ser demitido.
Ontem, imagens obtidas e divulgadas pela CNN mostraram Dias caminhando entre os invasores do Distrito Federal (DF) nos andares mais altos do Palácio do Planalto. Ele alega que estava no local para retirar os golpistas e proteger o gabinete do presidente Lula.
"O vazamento editado dessas imagens cria uma nova situação política e, por conta disso, orientamos e o líder na Câmara, o líder no Senado e o líder no Congresso, no diálogo com os líderes dos partidos que compõem a base tanto na Câmara do Senado, a afirmar claramente, desde ontem, que caso a sessão do Congresso na próxima semana tenha a leitura da instalação de uma CPMI, nós apoiaremos a instalação”, disse Padilha em conversa com jornalistas.
"Vamos orientar os líderes dos partidos da base a indicar membros para essa CPI. Vamos enfrentar este debate político que está tentando ser criado por aqueles que passaram pano para os atentados e terroristas do dia 8 de Janeiro”, completou o ministro.
Segundo Alexandre Padilha, os parlamentares de oposição acreditam que membros do governo Lula estariam envolvidos nos atos golpistas, ainda que a maioria declarasse apoio a Jair Bolsonaro. "Vamos fazer o enfrentamento político no Congresso Nacional e, na minha opinião, enfrentamento político será a pá de cal nessa tentativa de criar uma teoria conspiratória que é um verdadeiro terraplanismo”, destacou.
Veja também!
>>> Ricardo Cappelli assume comando do Gabinete de Segurança Institucional
>>> Queda da inflação está mais lenta que o esperado, afirma Campos Neto
>>> Número de transações mensais via Pix supera marca de 3 milhões
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: