Ministério da Saúde divulga protocolo que libera uso de cloroquina em casos de covid-19
Redação/RedeTV!Medicamento poderá ser usado em casos leves e graves
(Foto: Divulgação/Agência Brasil)
O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) o protocolo que libera no Sistema Único de Saúde (SUS) o uso da cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com covid-19. O protocolo é uma orientação para a rede pública de saúde tanto em casos leves da doença quanto em casos graves.
Os dois remédios levam a mesma substância, mas têm formulações diferentes, com os mesmos benefícios clínicos. No entanto, a hidroxicloroquina é considerada um pouco mais segura e registra menos efeitos colaterais.
Entre os sintomas leves listados pelo governo, estão coriza, diarreia, dor abdominal, febre, tosse, entre outros.
Termo de consentimento
O novo protocolo mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação no tratamento. Ainda de acordo com o termo, "a prescrição de todo e qualquer medicamento é prerrogativa do médico".
O texto ainda indica que "a cloroquina e a hidroxicloroquina podem causar efeitos colaterais", citando disfunção cardíaca e alterações visuais, por exemplo. Ainda é ressaltado que "não existe garantia de resultados positivos" e que "não há estudos demonstrando benefícios clínicos".
Aplicação
A aplicação indicada da cloroquina é de 450 miligramas a cada doze horas no primeiro dia. A mesma quantidade poderá ser usada a cada 24 horas do segundo ao quinto dia de tratamento.
O medicamento deverá ser usado junto com a azitromicina, por cinco dias, com uma dose diária de 500 miligramas.
Outra possibilidade de tratamento para sintomas leves indicada pelo protocolo é combinar a azitromicina com sulfato de hidroxicloroquina. A dose seria aplicada nos mesmos períodos da cloroquina, mas em uma quantidade de 400 miligramas.
Veja também!
>>> Comissão irá debater adiamento da data das eleições, diz Maia
>>> Cientistas estudam medicamento que pode conter avanço do coronavírus sem necessidade de vacina
>>> Moradores do litoral de SP fazem barricada para impedir chegada de turistas
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube