06/07/2019 12:55:00 - Atualizado em 06/07/2019 16:22:00

Maia se reúne com líderes de partidos para articular votação da reforma da Previdência

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Presidente da Câmara quer votar PEC da Previdência antes de recesso

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia reuniu líderes de partidos na manhã deste sábado (6) para articular o primeiro turno da votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) sobre a reforma da Previdência no plenário. O projeto foi aprovado na quinta-feira (4) pela comissão especial da Câmara.

Em coletiva de imprensa ao fim da reunião, Maia afirmou: "Nós temos que ter a tese de que o importante é ganhar. Então, nós vamos ganhar, com uma boa margem para uma matéria que, até um ano atrás, era muito difícil você chegar neste momento com uma perspectiva de vitória. Então, eu acho que esse ambiente é que é o mais importante, que é um ambiente de compreensão do parlamento”.

Entre eles estavam Arthur Lira, líder do PP na Câmara, e o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, que é o novo articulador político do Palácio do Planalto. Secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho também participa da reunião.

Na sexta-feira (5), Maia havia falado sobre a reunião em entrevista à rádio Jovem Pan. Segundo ele, o encontro tem o objetivo de começar os trabalhos para aprovar a reforma já na próxima semana.

Pelo Twitter, ele ainda afirmou que "o Brasil não pode esperar para retomar o caminho do crescimento econômico, e a reforma da Previdência é um grande passo”.

Andamento

Após várias horas de debates e apresentação de sugestões de retirada de trechos (destaques), a maioria delas negada, o relatório de Samuel Moreira (PSDB-SP) foi aprovado na Comissão Especial destinada a apreciar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) encaminhada pelo governo.

Maia já havia afirmado que a proposta começará a ser discutida na próxima terça-feira. O presidente da Câmara avalia que já tem votos necessários para aprovar a reforma no plenário. A expectativa do parlamentar é que a medida seja aprovada por pouco mais de 325 deputados. Uma PEC precisa de, no mínimo, 308 votos para ser aprovada.

Se aprovado pelos deputados, o texto segue para análise do Senado, onde também deve ser apreciado em dois turnos e depende da aprovação de, pelo menos, 49 senadores.

Veja também!

>>> Maia reunirá parlamentares no sábado para discutir Previdência

>>> Jovem é presa após forçar ex-namorado a beber urina e comer o próprio vômito

>>> Domador de tigres é morto após ser atacado por quatro animais durante treino

Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e inscreva-se agora!

Recomendado para você

Comentários