Maia determina criação de CPI para apurar rompimento de barragem em Brumadinho
Redação/RedeTV!(Foto: Alex Ferreira/Câmara dos deputados)
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que ocasionou o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais. A tragédia aconteceu no dia 25 de janeiro.
O despacho que determina a criação do colegiado é da última sexta-feira (12), mas só foi publicado nesta terça (13). A criação da CPI deve ser lida em plenário nos próximos dias. Em seguida, inicia-se prazo para que líderes façam a indicação de nomes para integrar o colegiado.
"Há número suficiente de assinaturas e fato determinado devidamente caracterizado no Requerimento, atendidas, assim, as disposições do art. 58, § 3º, da Constituição Federal e do art. 35, § 1º, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, razão pela qual determino a publicação do Requerimento e a constituição da Comissão para, nos termos do art. 35, § 3º, primeira parte, funcionar pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias. Publique-se", diz o documento assinado por Maia.
Segundo último levantamento feito pela Defesa Civil de Minas Gerais, a tregédia deixou cerca de 165 mortos. Há ainda 155 pessoas desaparecidas.