Lula diz que Israel quer exterminar palestinos da Faixa de Gaza
Redação RedeTV!Presidente vê genocídio, numa 'guerra de um exército contra mulheres e crianças'
(Foto: RedeTV!)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que, se voltasse no tempo, não mudaria sua fala em relação às ações de Israel na Faixa de Gaza. A declaração foi dada em entrevista exclusiva a Kennedy Alencar no "É Notícia", numa edição especial que vai ao ar nesta terça-feira (27), às 22h, na RedeTV!.
“Eu diria a mesma coisa. É exatamente o que tá acontecendo na Faixa de Gaza. A gente não pode ser hipócrita, de achar que uma morte é diferente da outra", defendeu o presidente. Ele lembrou que condenou os ataques de 7 de outubro do Hamas, considerando o ato terrorista.
"Você não tem na Faixa de Gaza uma guerra de um exército altamente preparado contra outro exército altamente preparado. Você tem, na verdade, uma guerra de um exército altamente preparado contra mulheres e crianças. Porque das 100 mil pessoas feridas, você tem 30 [mil] mortos, 80% mulheres, 8 mil crianças, além dos desaparecidos”, destacou.
A recente crise diplomática entre Brasil e Israel se deu após o presidente Lula comparar os ataques do país do Oriente Médio na Faixa de Gaza à ordem de Hitler para matar judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, exigiu uma retratação do brasileiro. Na entrevista, Lula reiterou a acusação de genocídio contra Netanyahu.
Economia
Outro ponto de destaque foi o crescimento da economia brasileira. Segundo o presidente, o Brasil vai crescer mais do que qualquer previsão.
"Nós vamos chegar a 3% ou um pouco mais de crescimento esse ano, [...] porque as coisas estão acontecendo, você pode pegar qualquer área do governo [...] em todas as áreas nós estamos investindo o dobro [do governo anterior]", disse. Além disso, Lula pretende anunciar um novo programa de crédito consignado "para o conjunto da classe trabalhadora".
Eleições nos Estados Unidos
Lula também disse que está na torcida para que o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, seja reeleito. “Eu espero que o Biden ganhe as eleições! Eu espero que o povo possa votar em alguém que tenha mais afinidade. Eu tenho visto o Biden em porta de fábrica! O discurso do Biden desde o começo até agora é em defesa do mundo do trabalho”, destacou.
Lula ainda acredita que Biden é uma opção mais "democrática". “Embora eu não seja eleitor americano, não tenha dúvida! Eu obviamente acho que o Biden é mais garantia para a sobrevivência do regime democrático no mundo e nos Estados Unidos!”, afirmou.
A eleição para a Presidência dos EUA ocorrerá no dia 5 de novembro. O candidato do Partido Democrata deve ser o atual presidente, Joe Biden, enquanto o representante do Partido Republicado deve ser o ex-chefe do Executivo Donald Trump.
Veja também!
- PF vai incluir fala de Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe
- Condenado pela morte da filha, Alexandre Nardoni deve ir para regime aberto
- Acre tem 17 municípios em situação de emergência por causa da chuva
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: