Lula diz que está 'de acordo' com proposta do governo uruguaio de renovação do Mercosul
Redação RedeTV!Presidente discursou ao lado do líder uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou
(Foto: Ricardo Stuckert)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (25) que está “totalmente de acordo” com a proposta do governo do Uruguai, que apoio mudanças nas regras do Mercosul.
Lula discursou ao lado do presidente uruguaio, Luis Alberto Lacalle Pou, durante visita a cidade de Montevidéu.
"Quero dizer para o presidente [Lacalle Pou] que, as ideias de discutir a chamada inovação ou renovação do Mercosul, estamos totalmente de acordo", disse Lula.
O líder uruguaio, por sua vez, defendeu a possibilidade de o país negociar, também de forma unilateral, acordos comerciais com países de fora do Mercosul. Atualmente, Lecalle negocia com a China um tratado de livre comércio
"Quero dizer ao presidente e à imprensa uruguaia que os pleitos do presidente Lacalle são mais que justos. Primeiro porque o papel de um presidente é defender os interesses do seu país, os interesses da sua economia e os interesses do seu povo. Segundo porque é justo querer produzir mais e querer vender mais e, por isso, é preciso se abrir o quanto mais possível para o mundo dos negócios", afirmou o presidente brasileiro.
"O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa primeiramente com nossos técnicos, depois com nossos ministros, e finalmente com os presidentes para que a gente possa renovar aquilo que for necessário renovar", concluiu Lula.
O chefe do Executivo brasileiro defendeu ainda que um acordo comercial com a China seja negociado em conjunto pelo Mercosul.
"Apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superávit com a China, nós queremos sentar enquanto Mercosul e discutir com nossos amigos chineses um acordo Mercosul-China", disse Lula.
A visita de Lula ao Uruguai é o segundo país da primeira viagem internacional do petista desde que ele assumiu a presidência. Anteriormente, Lula visitou a Argentina.
(Foto:Ricardo Stuckert)
Veja também!
>>> Mais de mil indígenas Yanomami em estado grave foram resgatados, diz secretário
>>> Governo prepara hospital de campanha para atender índios yanomami
>>> Na Argentina, Lula se encontra com chefes de governo
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube