Irmão mais velho de Lula, Vavá morre aos 79 anos em São Paulo
Redação/RedeTV!(Foto: Reprodução/Twitter)
Irmão mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, morreu aos 79 anos, nesta terça-feira (29), em São Paulo. Ele fazia tratamento contra um câncer de pulmão, segundo a coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.
No Twitter, presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, confirmou a informação e afirmou esperar que o ex-presidente, que está preso em Curitiba desde abril de 2018, possa ver o irmão pela última vez.
"Mais uma tristeza para Lula. Morre seu irmão mais velho, Vavá, vítima de um câncer. Lula tinha em Vavá uma figura paterna. Nossos sentimentos à família. Abraço afetuoso e de força a Lula. Esperamos que ele possa ver Vavá pela última vez", escreveu Gleisi.
Ainda não há informações sobre se a defesa do ex-presidente pedirá autorização para ele comparecer ao enterro de Vavá, confome prevê o Art. 120 da Lei de Execução Penal e depende de permissão judicial.
Também na rede social, a página do ex-presidente postou uma foto de Lula e Vavá. "Vavá, em memória", diz a publicação.
Em nota divulgada à imprensa, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC lamentou o falecimento do irmão de Lula. "O companheiro Vavá sempre esteve nas lutas em todos os momentos no Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo, que a exemplo de seu irmão e nosso grande líder Lula sempre foi ativo militante e sua dedicação em favor da classe trabalhadora e dos menos favorecidos é exemplo a ser seguido. Em razão do seu falecimento informamos o cancelamento da reunião da direção da executiva que ocorreria nessa data, bem como, de todas as nossas agendas no presente dia", diz o comunicado.
Vavá, em memória. 🖤 pic.twitter.com/qn0GxR9K5R
— Lula (@LulaOficial) 29 de janeiro de 2019
Mais uma tristeza para Lula. Morre seu irmão mais velho, Vavá, vítima de um câncer. Lula tinha em Vavá uma figura paterna. Nossos sentimentos à família. Abraço afetuoso e de força a Lula. Esperamos que ele possa ver Vavá pela última vez
— Gleisi Lula Hoffmann (@gleisi) 29 de janeiro de 2019
Recebi com muita tristeza a notícia da morte de Genival Inácio da Silva, o Vavá, que vinha lutando contra um câncer. Ele faleceu hoje. Lamento pela família e amigos, que enfrentam este momento de dor. Espero que o presidente Lula possa ao menos se despedir do seu irmão querido. pic.twitter.com/TPMv4IZeVz
— Dilma Rousseff (@dilmabr) 29 de janeiro de 2019