Indicado ao STF por Lula, Zanin será sabatinado na CCJ na quarta (21)
Redação RedeTV!Expectativa do governo é que o advogado receba o apoio da maioria dos senadores
(Foto: Agência Brasil)
O advogado Cristiano Zanin passará pela sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira (21). Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) para a vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou.
O governo federal acredita que a maioria dos senadores votarão a favor da indicação de Lula. A votação deve acontecer no mesmo dia após a sabatina.
Um levantamento feito pelo site Poder360 aponta que ao menos 43 senadores já decidiram votar a favor do advogado. Para que a indicação ao STF seja aprovada, ele precisa de 41 votos favoráveis.
O mesmo site diz que além do apoio de oito senadores do PT, Zanin também terá votos do MDB e do PSD, que somam 10 e 14 votos, respectivamente. Quatro senadores do PSB também devem ser favoráveis ao advogado.
Opositores ao governo como o senador Ciro Nogueira (PP-PI) também devem votar a favor do indicado por Lula.
Cristiano Zanin tem 47 anos e ficou conhecido ao defender Lula durante a operação Lava Jato. Caso seja aprovado na CCJ, ele terá vaga no STF até 15 de novembro de 2050.
Veja também:
>>> Turismo tem alto potencial para gerar empregos
>>> Sob El Niño, inverno deve ser mais chuvoso no Sul e Sudeste
>>> Convite da primeira-dama: Janja convida vocalista do Coldplay para COP30
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: