28/06/2024 12:52:00 - Atualizado em 28/06/2024 12:53:00

Governo reforça combate às queimadas no Pantanal com ativação das Forças Armadas

Redação RedeTV!

Documento de autorização foi assinado por José Mucio Monteiro

(Foto: Divulgação/ Ministério da Defesa)

Nesta sexta-feira (28), o Ministério da Defesa aprovou o documento que permite o apoio logístico das Forças Armadas às ações de combate aos incêndios florestais no Pantanal. O ofício foi assinado pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, que estabelece a autorização do Comando Operacional Conjunto Pantanal II, comandado pelo General do Exército Luiz Fernando Estorrilho Baganha.

Segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa, a área de influência das queimadas no Pantanal entre janeiro e junho de 2024 corresponde a aproximadamente 628.353 hectares, 4% da área total do bioma. Cerca de 63% dessa área está localizada no município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

O Censipam deve apoiar as operações com “fornecimento de imagens de sensoriamento remoto, dados de interesse e equipamentos de comunicação”. Em nota emitida pelo Departamento de Saúde e Assistência Social, foi anunciado que o órgão auxiliará na “coordenação do emprego e a atuação dos profissionais de assistência social das Forças Armadas em situação de emergência, estado de calamidade pública, desastre e ação humanitária”.

A ativação do Comando Operacional Conjunto Pantanal II considera os termos da portaria MMA número 1.052, que declara estado de emergência ambiental nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente, nos períodos de fevereiro a setembro de 2024 e de abril a novembro de 2024.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários