01/08/2024 19:14:00

Eleição Venezuela: demora na publicação das atas é um problema, afirma Celso Amorim

Redação RedeTV!

"Estamos decepcionados com a demora do CNE em publicar os dados”, pontuou o diplomata 

(foto: Divulgação/ RedeTV!)

Nesta quinta-feira (1º), Celso Amorim, chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, demonstrou estranheza pela demora do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela em publicar as atas com resultado das eleições. 

“Nós estamos decepcionados com a demora do CNE em publicar os dados”, comentou o diplomata durante gravação da entrevista ao “É Notícia”. 

A organização internacional Centro Carter, que acompanhou o processo eleitoral da Venezuela, afirmou na última terça-feira (30) que as eleições venezuelanas “não foram democráticas” e “não atendeu aos padrões internacionais de integridade”. Para Amorim, que também esteve no pleito do país, pontuou que o “Centro Carter não é manipulado”, pois já demonstrou isso. 

O diplomata defendeu a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em destacar a necessidade da apresentação das atas para reconhecer a vitória de Nicolás Maduro. “O ônus da prova está em quem é acusado, ou que é objeto de suspeição. E eu acho que de fato, em função de tudo que já aconteceu, enfim, todo quadro político, há uma expectativa de que a Venezuela possa provar, o governo venezuelano possa provar, a votação que ele alega ter tido”, argumentou. 

Esgotando o prazo de apresentar os dados que comprovam a vitória democrática de Maduro, Amorim afirma que a dúvida é se a contagem corresponde às atas.

Governo Netanyahu sacrifica Israel 

Prestes a completar dez meses, o conflito entre Israel e Hamas em Gaza é classificado pelo diplomata como um oportunismo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. “Ele Está sacrificando o Estado de Israel. Você não pode confundir três coisas: o povo judeu, o Estado de Israel e o governo Netanyahu. O nosso problema é com o governo Netanyahu!”

Amorim afirmou que nunca viu uma situação como a que ocorre hoje em Gaza, devido à falta de diálogo de Netanyahu para resolver a guerra, já que “é a maneira que ele tem para se manter no poder”.  

Kamala tem chance de vitória nos EUA? 

“Herdeira” da base democrata de Joe Biden, Kamala Harris, tem chance de derrotar Donald Trump, de acordo com análise de Amorim, porém seu obstáculo será conquistar alguns votos. 

“A grande dificuldade dela é herdar os eleitores sindicalistas do Biden, porque ele tem essa relação e ela não tem. Se ela conseguir herdar, tem boa chance de ganhar!”, comentou o ex-ministro das Relações Exteriores. 

Poder do G20 

O Rio de Janeiro recebe em novembro a cúpula de chefes de governo das nações que integram o G20. Na última sexta-feira (26), o grupo de trabalho (GT) iniciou uma rodada de discussões para verificar as prioridades do encontro. 

Amorim ressaltou que o órgão reúne as maiores representatividades que podem prover mudanças globais.

“O Brasil vê necessidade de uma nova governança global. E o embrião dessa mudança é o G20!”, comentou o diplomata.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários