01/09/2020 16:26:00 - Atualizado em 01/09/2020 16:31:00

Deltan Dallagnol deixa coordenação da Lava Jato após seis anos; vídeo

Redação/RedeTV!

Procurador afirmou que irá deixar a Lava Jato para cuidar da saúde da filha pequena

(Foto: Reprodução/Youtube)

O procurador da República Deltan Dallagnol anunciou nesta terça-feira (1) que está se desligando da coordenação da Operação Lava Jato no Paraná. Após seis anos à frente da força-tarefa, o procurador afirmou que irá se dedicar a questões de saúde da sua filha.

No Twitter, o procurador confirmou a saída e a definiu a transição como "uma decisão difícil". Em um vídeo postado no Youtube, Dallagnol afirma que a filha de um ano e dez meses passou a ter uma série de sinais de regressão em seu desenvolvimento, por isso, ele e a mulher, procuraram médicos.

Veja o vídeo: 

"Por todo esse período, enquanto coordenador dos trabalhos, Deltan desempenhou com retidão, denodo, esmero e abnegação suas funções, reunindo raras qualidades técnicas e pessoais. A liderança exercida foi fundamental para todos os resultados que a Operação Lava Jato alcançou, e os valores que inspirou certamente continuarão a nortear a atuação dos demais membros da força-tarefa, que prosseguem no caso", divulgou o Ministério Público Federal (MPF) sobre o afastamento do procurador. 

Deltan Dallagnol 

O procurador foi figura conhecida da Operação Lava Jato e assinou diversas denúncias contra empresários e políticos. Entre os casos mais famosos, estão o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O MPF afirmou que 543 pessoas foram denunciadas em 217 acusações criminais apresentadas durante a coordenação de Dallagnol. Além das acusações, 166 acabaram condenadas pela Justiça.

Dallagnol também enfrenta dois processos disciplinares no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), mas que estão suspensos. A Advocacia-Geral da União (AGU) informou o STF na segunda-feira (31) quehá o risco de prescrição de um dos processos. 

Novo coordenador 

Com a saída de Dallagnol, o procurador Alessandro José Fernandes de Oliveira deve assumir as funções de coordenação, segundo o MPF. "Alessandro, com reconhecida experiência no combate ao crime organizado, é membro com maior antiguidade na Procuradoria da República do Paraná a manifestar interesse e disponibilidade para coordenar os trabalhos no ofício ao qual está vinculado o caso", afirmou o órgão. Dallagnol pediu 15 dias para fazer a transição. 

Operação Lava Jato

O MPF define a Operação Lava Jato como "a maior iniciativa de combate à corrupção e lavagem de dinheiro da história do Brasil". Desde de março de 2014, ela atuou irregularidades na Petrobras e hoje possui desdobramentos no Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, além de atuar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Veja também!

>>> Salário mínimo será de R$ 1.067 em 2021, diz governo

>>> Mourão diz ser contra que militares ganhem mais que teto do funcionalismo

>>> Covid-19: SP registra queda no número de óbitos pela 3ª semana seguida

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários