Câmara aprova projeto que institui acompanhamento psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica
Redação RedeTV!Proposta tem o objetivo de garantir atendimento especializado às vítimas
(Foto: Agência Brasil)
A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (7), em segundo turno, o Projeto de Lei 709/2021, que institui o acompanhamento psicológico às mulheres vítimas de violência doméstica em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Subprefeituras da capital paulista.
O objetivo da proposta é garantir atendimento especializado, por meio do acompanhamento psicológico prestado por profissionais nos equipamentos públicos mais próximos da população. Para a execução, o poder público poderá contratar profissionais especializados na área de psicologia ou firmar convênios com Organizações não governamentais.
O vereador Isac Félix (PL), autor da proposta, reforça que é necessário romper com os ciclos de violência. “Precisamos de iniciativas que ofereçam apoio para as vítimas, assim como o auxílio-aluguel, para que elas não precisem retornar para casa e que tudo se repita. As vítimas precisam ser acolhidas”, afirmou.
Defensor das pautas de proteção às mulheres em São Paulo e atento ao aumento de casos de violência doméstica contra mulheres na capital paulista, Isac também é autor da Lei 17.320 que concede auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica.
Para ele: “Os números servem como um alerta para que o poder público, em conjunto com a sociedade, intensifique as ações de proteção.”
A medida atua como apoio para que as mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade tenham a oportunidade de recomeçar. A Prefeitura de São Paulo, via Coordenação de Políticas para Mulheres oferece o pagamento do auxílio-aluguel no valor de R$ 400. Até setembro de 2022 foram atendidas com o benefício aproximadamente 1.270 mulheres.
Veja também!
>>> Senado aprova PEC da Transição em dois turnos
>>> Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% ao ano
>>> Dina Boluarte toma posse como nova presidente do Peru
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube