22/02/2024 03:30:00 - Atualizado em 22/02/2024 16:37:00

Brasil ficou sem política industrial no último governo, diz Ricardo Cappelli

Redação/RedeTV!

Presidente da ABDI também falou sobre a entrada de carros elétricos no país 

(Foto: RedeTV!)

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, reforçou em entrevista ao 'É Notícia' que o relançamento da Nova Indústria Brasil (NIB) garantirá um novo impulso ao setor industrial brasileiro. O programa prevê investimento de R$ 300 bilhões para financiamentos até o ano de 2026. “A gente na ABDI vai trabalhar nisso. Estabelecer metas concretas, fazer avaliação do impacto dos 300 bi investidos. Esta é a nossa missão”. 

A chegada de Cappelli ao comando da ABDI promete oxigenar o setor. Aliás, o próprio Capelli fez questão de frisar a falta de atenção que o governo Bolsonaro teve com a indústria: “O Brasil ficou sem política industrial no último governo. Está sem desde 2015, com o Brasil Maior. O que faz uma agência de política industrial sem política industrial?”, questiona o presidente da ABDI.

Durante a entrevista, Cappelli ainda relembrou quando foi convidado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin para assumir a agência. “Passei um dia tendo que explicar o que era. Debate político industrial no Brasil é um debate duro desde sempre”, citou Cappelli.

Carro elétrico

Não é de hoje que o mundo se questiona sobre o uso de combustíveis fósseis nos automóveis. A transição, no entanto, para modelos movidos a eletricidade vem ocorrendo, pelo menos no Brasil, de forma gradativa. Segundo o presidente da ABDI esta será a tendência do mercado brasileiro, assim como já vem ocorrendo de forma mais consistente na Europa: 

“O que a gente tem percebido é que a tendência seja o modelo híbrido. Primeiro a gente tem uma frota com idade que não se transforma de hora pra outra. Depois é um país continental, você não muda a cadeia de uma hora pra outra. A Europa estabeleceu metas pra carros elétricos pra acabar com veículos a combustão e acho que vamos caminhar pra isso. No momento a tendência é que seja o modelo híbrido”, finalizou Cappelli.

Veja também!

- Brasil propõe ao G20 aliança global contra a fome e pobreza

- MJ determina reforço da segurança em penitenciárias federais

- Sobe para 17 o número de mortes por dengue no estado de São Paulo

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários