Bolsonaro vira réu: ex-presidente pode ser preso? Entenda os próximos passos
Evelyn Mendes / Redação RedeTV!Processo segue para fase de investigação; confira
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), composta por Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Carmén Lucia e Luiz Fux, decidiu por unanimidade aceitar as denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete de seus aliados, que são acusados de participar da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
O grupo, que inclui nomes como Walter Braga Netto, Anderson Torres, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, enfrenta acusações de crimes graves, como organização criminosa armada, tentativa de golpe, ataques ao Estado democrático de direito e danos ao patrimônio da União.
Este é apenas o primeiro julgamento de quatro grupos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), com Bolsonaro sendo apontado como o principal responsável pela articulação do golpe.
Agora, com a decisão, os acusados agora se tornam réus e o processo judicial segue para a fase de investigação, onde novas provas serão analisadas e testemunhas serão ouvidas.
O STF espera que o julgamento tenha um desfecho até o final de 2025. Se condenados, os réus poderão enfrentar penas de até 43 anos de prisão, dependendo das circunstâncias de cada caso.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp