25/09/2023 17:28:00

Após cirurgia, Lula vai despachar do Alvorada por 4 semanas

Redação RedeTV! com Agência Brasil

Presidente será submetido a procedimento no quadril na sexta-feira

(Foto: Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será internado na manhã desta sexta-feira (29), em Brasília, para ser submetido a uma cirurgia no lado direito do quadril, em razão de uma artrose na cabeça do fêmur, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento.

O procedimento restaurador, chamado de artroplastia do quadril, será realizado no mesmo dia da internação, na unidade do Hospital Sírio-Libanês da capital federal, segundo informou a assessoria do presidente. A cirurgia, com anestesia geral, deve durar algumas horas, e Lula ficará internado no hospital até a terça-feira (3). Não há previsão de que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a Presidência da República nesse período.

Quando tiver alta do hospital, o presidente vai para o Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde também despachará ao longo de 4 semanas, enquanto se recupera totalmente da cirurgia. A assessoria de Lula também informou que o presidente não fará nenhuma viagem no período de 4 a 6 semanas após a cirurgia. O próximo giro internacional do presidente deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, no início de dezembro.

Cirurgia

Segundo o ortopedista e traumatologista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Marco Aurélio Silvério Neves, a condição pela qual o presidente foi diagnosticada ocorre quando a cartilagem que reveste as superfícies articulares do fêmur e do acetábulo se desgasta gradualmente.  

A cirurgia a que Lula será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui a articulação do quadril doente por uma articulação artificial, conhecida como prótese. A articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril.

O procedimento cirúrgico para o tratamento é realizado em casos mais avançados e quando os demais métodos não estão sendo eficazes. “As principais condições que podem levar à necessidade de uma prótese de quadril incluem osteoartrite, artrite reumatoide, fraturas do quadril ou necrose avascular da cabeça femoral. O procedimento envolve a substituição da articulação do quadril por uma prótese artificial, geralmente realizado por um ortopedista especializado em cirurgias articulares”, explica o ortopedista.

Veja também!

MPF pede arquivamento de projeto que proíbe casamento homoafetivo

Mulher tenta denunciar golpe e acaba detida por enviar fotos íntimas da filha para golpista, diz relatório

Padre Júlio Lancellotti recebe medalha da Ordem do Mérito

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários