A vitória de Donald Trump pode afetar a relação dos Estados Unidos com o Brasil? Entenda!
Yasmin Eulalio, sob supervisão de Tainá FernandesO republicano venceu a disputa contra a democrata Kamala Harris na última quarta-feira (6)
(Foto:EFE)
Nesta quarta-feira (6), o republicano Donald Trump venceu oficialmente as eleições nos Estados Unidos. O empresário norte-americano irá assumir o cargo de presidente, que pertence atualmente a Joe Biden, em janeiro de 2025.
Mas como fica o Brasil nesta história? A vitória dele pode afetar nosso país? O portal da RedeTV! conversou com o jornalista Fernando Hessel, Observador-Chefe na Casa Branca e Pentágono, para entender os efeitos que essa eleição pode gerar em solo brasileiro.
Segundo o jornalista, a associação mútua entre Brasil e EUA soma 200 anos em 2024. "Isso significa que acima de qualquer bandeira partidária, as relações comerciais entre os países têm um peso muito importante para a manutenção desse trânsito comercial", explicou.
Hessel ainda pontuou que Donald Trump segue uma linha de trabalho protecionista à hegemonia imposta pela Casa Branca, e que não é algo específico com o Brasil e sim mundialmente. "Cabe aos Estados Unidos reavaliar o peso do Brasil neste tabuleiro e a possibilidade do país se refugiar cada vez mais no BRICS, onde temos China e Rússia como os maiores protagonistas deste grande jogo", concluiu.
Mas a vitória de Donald Trump pode afetar as eleições em 2026 no Brasil?
Ainda em entrevista ao ‘Portal da RedeTV!’, Fernando Hessel opinou que a conquista do republicano "servirá de exemplo, onde que, a melhor maneira de se chegar ao poder é através do voto": “Existe uma lei e uma ordem que precisam ser levados à seriedade. Esse foi o forte recado ao Brasil sobre a importância das eleições para estabelecer o poder".
Porém, o jornalista alerta: "O poder não é eterno e, por isso, as relações diplomáticas e comerciais jamais devem estampar qualquer ideologia, e sim, os interesses do país."
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp