10/03/2022 12:09:00

Youtube e Google Play anunciam suspensão de serviços de pagamento na Rússia

Redação RedeTV!

As duas empresas, inclusive, pararam de vender publicidade online no país, assim como o Twitter e Snap

(Foto: Redação RedeTV!)

Youtube e Google Play Store anunciaram nesta quinta-feira (10) que estão suspendendo todos os serviços de pagamento na Rússia por conta da guerra gerada na Ucrânia.

As duas empresas, inclusive, pararam de vender publicidade online no país, assim como o Twitter e Snap.

Os aplicativos gratuitos na Google Play ainda continuarão disponíveis na Rússia. Os canais do Youtube ainda poderão gerar receita de espectadores de fora por meio de anúncios e recursos pagos, como o Super Chat.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.

Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.

A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de quinta-feira (24).

Veja também!

>>> Invasão russa deixa 1300 mortos em Mariupol, diz vice-prefeito

>>> Aeronave da FAB que resgatou brasileiros deixa a Polônia

>>> China culpa Otan por aumentar tensão entre Rússia e Ucrânia

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários