04/04/2022 11:53:00

Volodymyr Zelensky acusa Rússia de genocídio em Bucha

Redação RedeTV!

A Rússia nega que tenha assassinado civis

(Foto: Reprodução/Twitter: @ZelesnkyyUa)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou a cidade de Bucha, onde o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, disse à Reuters que os russos cometeram diversos crimes como estupro e assassinato de civis.

Durante o final de semana, imagens de corpos no chão, valas comuns e rastros de destruição foram divulgadas para o mundo.

O presidente ucraniano estava em Kiev, capital do país, e afirmou que o massacre russo irá atrasar as negociações para um possível acordo de paz entre os dois países.

“Estes são crimes de guerra e serão reconhecidos pelo mundo como genocídio”, disse Zelensky abatido com as cenas que presenciou em Bucha.

O Kremlin, por outro lado, nega que tenha cometido os assassinatos e, como em outras oportunidades, afirmou que a “operação militar especial” não tem civis como alvo.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.

Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.

A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de 24 de fevereiro.

Veja também!

>>> Palmeiras goleia o São Paulo em casa e conquista 24º título

>>> Chuvas: orientação da PRF é para que motoristas não acessem a BR-101

>>> Chuvas não comprometem operação de usinas em Angra, diz Eletronuclear

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube


Recomendado para você

Comentários