Universitária negra encontra mensagem racista em cacho de banana
Redação RedeTV!
A estudante Faramade Ifaturoti e a mensagem escrita nas bananas (Foto: Reprodução/Twitter)
Uma estudante negra, de 19 anos, foi vítima de racismo em seu alojamento na Universidade de Warwick, em Coventry (Inglaterra). Ao abrir a geladeira na manhã de terça-feira (4), ela encontrou bananas rabiscadas com as palavras "macaca" e "nigga" [um termo pejorativo usado para se referir aos negros durante a época da escravidão].
Faramade Ifaturoti, aluna do curso de Ciências Biomédicas, postou a foto no Twitter e disse ter ficado "extremamente enojada" com a situação. Ao Buzzfeed, ela contou que sentiu-se "chateada como se fosse o alvo" da 'brincadeira' e acrescentou que "essa não é a primeira vez que algo assim acontece".
De acordo com Jere, a jovem havia feito compras para ela e colegas de quarto e guardado tudo na cozinha. Quando voltou, encontrou a mensagem racista escrita nas frutas.
Outro colega de Faramade ainda compartilhou outra foto encontrada na geladeira: um retrato de Donald Trump, pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos, apontando e rindo. O político e empresário é polêmico por declarações contra negros, povos islâmicos, homossexuais e imigrantes.
Um porta-voz da Warwick Student Union disse a "tolerância é zero em casos de comportamento racista". "Nós condenamos de maneira inequívoca este ato chocante e repugnante, que claramente não deve ter lugar em nossa universidade ou na sociedade em geral", afirma.
A universidade comunicou está investigando o caso, classificado como um incidente racista e, em nota, ainda informou que a estudante foi realocada enquanto tudo é esclarecido. A instituição também ressaltou que o caso está sendo tratado como prioridade.
(Foto: Reprodução/Twitter)