União Europeia deve reduzir importação de gás russo
Redação RedeTV!Plano apresentado pelo bloco deve reduzir dois terço da dependência até o final do ano
(Foto: Reprodução)
A União Europeia informou nesta terça-feira (8) que deve cortar a importação de gás russo em cerca de dois terços até o final do ano.
A proposta que deve ser discutida entre quinta-feira (10) e sexta-feira (11) em uma cúpula na França, prevê que a UE seja independente dos combustíveis fosseis da Rússia antes de 2030, sendo um dos esforços para alcançar as metas contra as mudanças climáticas.
"Até o final deste ano, podemos substituir 100 bilhões de metros cúbicos de importações de gás da Rússia. Isso é dois terços do que importamos deles”, afirmou vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, reponsável pelos temas envolvendo energia e mudanças climáticas.
Em comunicado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a independência do bloco é importante para que não não haver dependência de um fornecedor ameaçador. “Devemos nos tornar independentes do petróleo, carvão e gás russos. Simplesmente não podemos confiar em um fornecedor que nos ameace explicitamente."
Cerca de 90% do gás natural usado pela UE é importado, sendo 40% da Rússia, que também é responsável por 25% do petróleo consumido.
Veja também!
>>> Presidente ucraniano grava vídeo e revela onde está
>>> Centro de pesquisa nuclear é bombardeado na Ucrânia
>>> "Deponha suas armas", diz representante ucraniano à Rússia
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube